sábado, 4 de julho de 2009

Por que os homens mentem ... e as mulheres choram ?

Homens e mulheres são diferentes, disso todo mundo sabe. O que não quer dizer que uns são melhores que os outros. A única coisa que têm em comum é o fato de pertencerem à mesma espécie. Vivem em mundos distintos, com valores diversos e seguem regras diferentes. Todo mundo sabe disse, mas poucos - os homens - o admitem.
As mulheres não entendem como os homens são tão pouco observadores. Estes, por sua vez, ficam impressionados porque as mulheres não notam uma luzinha vermelha piscando no painel do carro, mas avistam uma meia suja num canto escuro a 50 metros de distância. As mulheres se espantam porque os homens conseguem estacionar junto à calçada apenas olhando pelo retrovisor, porém não são capazes de encontrar o ponto 'G'.
Atualmente a sociedade tende a acreditar que os homens e mulheres possuem exatamente as mesmas habilidades e aptidões e o mesmo potencial - justamente no momento em que a ciência, ironicamente, começa a provar que eles são completamente diferentes.

Por que os homens mentem?
As mulheres acreditam que os homens mentem muito mais do que elas. Estudos científicos mostram, que homens e mulheres mentem em proporção igual. O que varia é o conteúdo da mentira. As mulheres mentem para fazer com que os outros se sintam melhor, e os homens, para se exibir ou evitar discussões.
Como as mulheres têm uma capacidade de sensorial maior para decifrar a linguagem corporal, elas detectam uma mentira a quilômetros de distância, por menor que seja. Por isso, os homens são apanhados com mais frequência, dando a impressão de que mentem mais.

Por que as mulheres choram?
As glândulas lacrimais das mulheres são mais ativas que as dos homens. Raramente um home chora em público, porque, em todo o processo evollutivo, o homem que demonstra emoção se coloca em situação de risco. Ao transmitir fraqueza, ele encoraja os outros a atacá-lo. Para mulher, no entanto, exibir suas emoções é sinal de confiança naqueles que vão exercer o papel de protetores.
O ser humano é o único animal que chora de emoção e manipula os sentimentos alheios. As mulheres são mais propensas a usar as lágrimas como chantagem emocional, mesmo que de forma inconsciente. Elas choram para conseguir o que querem, para que pareçam arrependidas e recebam um castigo mais brando por uma ação errada.
Os homens também usam esse recurso ocasionalmente, mas em menor escala, por que as funções cerebais masculinas são bem mais simples no que se refere às emoções. Eles preferem pedir diretamente o que querem.



Texto baseado no livro de Allan & Barbara Pease -
"Por que os homens mentem e as mulheres choram ?"

2 comentários: